Se você deseja alavancar as suas vendas e sair do negócio físico para o mundo digital, uma plataforma de e-commerce é uma excelente opção para a sua empresa.
Entretanto, para criar o seu negócio digital é necessário investir em uma boa plataforma de e-commerce que possua ferramentas que facilitem o acesso e a personalização sempre que for necessário.
Para saber mais sobre os recursos que a sua plataforma de e-commerce deve possuir, leia este artigo até o final.
7 recursos que toda plataforma de e-commerce deve oferecer
Uma boa plataforma de e-commerce é aquela que possibilita as vendas de forma simples, rápida, prática e segura, tanto para o consumidor quanto para a empresa.
Além disso, uma plataforma de e-commerce deve possibilitar uma boa experiência de compra, que vai desde o primeiro acesso até a finalização da compra.
Por isso, a sua plataforma de e-commerce deve oferecer os recursos elencados a seguir, que são considerados essenciais para o sucesso do seu negócio digital.
Layout personalizável
Um dos recursos mais importantes que a sua plataforma de e-commerce deve ter é um layout personalizável e de fácil acesso, que seja intuitivo e que permita mudanças sempre que necessário.
Além disso, é fundamental que esta plataforma também seja responsiva e acessível a todos, prezando tanto pela qualidade no design e na identidade visual quanto na facilidade do acesso.
Outro detalhe que faz toda a diferença é a organização das informações e das imagens, que devem oferecer ao cliente uma experiencia completa, sem deixar dúvidas no momento da compra.
Gestão de frete
Outro recurso indispensável à sua plataforma de e-commerce é a gestão de frete, que deve oferecer ao cliente opções de envio de acordo com a sua localidade e necessidade.
Além disso, fazer a gestão do frete também é importante para o negócio pelo fato de lidar com prazos de entrega e com questões como extravio, sinistros e reembolso, caso seja necessário.
Também é fundamental para a sua plataforma de e-commerce a compatibilidade com os Correios e com os demais serviços, como por exemplo, o SEDEX, PAC e e-Sedex.
Oferecer mais de uma opção é viável tanto para você, que estará mais seguro na qualidade da entrega, quanto para o cliente, que pode escolher a forma que mais lhe agrada, minimizando a chance de abandono do carrinho.
ERP integrado a plataforma de e-commerce
Possuir um ERP integrado é essencial para a plataforma de e-commerce pela possibilidade de gerir todas as informações do seu negócio de maneira rápida e prática.
Sendo assim, com um bom sistema ERP, você poderá gerir os seguintes aspectos da sua empresa:
- Níveis de estoque automáticos, de acordo com a sua necessidade e demanda;
- Gerenciamento de pedidos e emissão de notas fiscais;
- Organização e gestão do frete, conforme o escolhido no pedido;
- Níveis de gastos e receitas, de forma a compreender e analisar a saúde do seu negócio;
- Controle do caixa;
- Integração com sistemas de assinatura e marketplaces.
Assim, esta ferramenta irá dinamizar toda a gestão do seu negócio dentro da própria plataforma de e-commerce.
Checkout transparente
Outra função essencial em uma plataforma de e-commerce é o checkout, que deve ser o mais facilitado e intuitivo possível.
Por isso, é muito importante desburocratizar o seu checkout, tanto na questão de redirecionamento para outra página de pagamento quanto na questão da coleta de informações.
Sendo assim, é fundamental que na página do checkout o cliente preencha apenas as informações mais essenciais para não sobrecarregar a sua página e fazer com o que ele abandone o carrinho.
Capacidade responsiva
Outro detalhe que faz toda a diferença em uma plataforma de e-commerce é a capacidade responsiva.
De modo geral, a capacidade responsiva está associada à facilidade no acesso da página, que se adapta a todos os tipos de dispositivos, sejam eles computador, smartphone ou tablet.
Sendo assim, é fundamental escolher uma plataforma que possibilite a compra de forma fácil, mesmo que seja pelo celular, sem perder a qualidade do site ou a sua estrutura e recursos da página.
Canal de comunicação com o cliente
Outro detalhe que faz total diferença em uma plataforma de e-commerce é a criação de um canal de comunicação com o cliente.
Este canal tem como principal objetivo coletar os feedbacks, opiniões, sugestões e reclamações dos clientes, a fim de resolver quais problemas que possam surgir, tanto no momento da compra quanto acerca do produto.
Sendo assim, você pode abrir um canal via chat, e-mail, telefone ou ainda por meio de ticket de atendimento.
O que importa é que o cliente entre em contato e receba uma resposta clara, que resolva o seu problema, e, o melhor, em tempo hábil.
Mas, claro, estabelecer essa comunicação pode ser muito difícil, principalmente se a sua equipe é pequena. Por isso, verifique a possibilidade de automatizar algumas mensagens para facilitar o seu dia a dia.
Entretanto, tenha cuidado para não deixar essa comunicação automática demais, onde o cliente não consiga entrar em contato e resolver os seus problemas.
Integração da plataforma de e-commerce com marketplace
Por último, mas não menos importante, uma boa plataforma de e-commerce deve possibilitar a integração com os marketplaces.
Esse tipo de integração possibilita a venda dos produtos em grandes empresas, como por exemplo, Lojas Americanas, Mercado Livre, Amazon, Casas Bahia e Submarino.
Assim, este tipo de integração tem como principal objetivo promover o crescimento da plataforma de e-commerce, além de possibilitar maior alcance de mercado.
Conclusão
Para que uma plataforma de e-commerce seja vantajosa e traga excelentes resultados, é necessário ter alguns recursos que facilitem e automatizem o dia a dia, além de possibilitar uma melhor experiência de compra ao cliente.
Assim, para escolher qual a melhor plataforma de e-commerce, você deve avaliar a sua necessidade e ter os seus objetivos muito claros, para, assim, definir a opção que melhor se encaixa nas suas necessidades.
Dessa forma, defina os seus objetivos e conheça muito bem o seu público-alvo, para, assim, escolher a melhor plataforma e oferecer o melhor aos seus clientes.