A planilha de custos de serviços te ajuda a precificar o seu serviço, sendo fundamental para não ter prejuízos ao passar um orçamento para seu cliente, de modo que, todos os custos envolvidos no seu trabalho possam ser cobertos pelo orçamento e ainda exista lucro em relação ao serviço prestado.
Portanto, é fundamental utilizar ferramentas como a planilha de custos de serviços, visando analisar todos os custos, ser assertivo e evitar equívocos de precificação que possam arruinar seus ganhos.
Afinal, quando o preço está equivocado é comum que, mesmo com muitos clientes, o seu negócio não seja capaz de ser lucrativo, condenando a sua prestadora de serviços à inviabilidade, por não saber cobrar corretamente para suprir seus custos e ter lucro.
Como ser assertivo na precificação de meus serviços?
Antes de usar uma ferramenta como a planilha de custos de serviços, é preciso entender alguns conceitos!
Para precificar corretamente, é, indispensável, conhecer minuciosamente todos os seus custos. Caso contrário, será impossível manter a assertividade desejada, tendo em vista que, os custos desconhecidos não serão cobertos pela precificação, fazendo com que exista falha no preço final e seu negócio não seja rentável.
É preciso lembrar que, absolutamente tudo, é custo, os equipamentos utilizados, o deslocamento e todos os demais itens envolvidos.
Não embutir esses custos no seu preço é um erro que pode arruinar a sua lucratividade, especialmente, em cidades maiores, quando o deslocamento para atender é mais caro.
Como saber se estou cobrando o valor correto?
É importante ter alguns parâmetros na cobrança do seu serviço. Um deles é conhecer o preço médio da concorrência. Pedir orçamentos em concorrentes diretos te ajuda a ter uma noção dos valores praticados no mercado.
Dessa forma, será possível identificar se o seu preço atual está na média ou não e, percebendo se o valor praticado em sua empresa é aceitável ou pode ser ajustado.
Caso seu preço esteja muito acima dos demais, vale a pena perceber alguns fatores, como a área de atuação, poie se deslocar para muito longe aumenta o custo e faz sua equipe perder tempo com deslocamento.
É interessante sempre trabalhar a divulgação em sua região, para atender mais de perto e reduzir esses custos, tendo maior chance de fechar os orçamentos por ter um preço acessível.
Atuar nas proximidades da empresa é sempre uma ideia interessante quando a equipe se desloca para fazer atendimentos.
Se esse não é o caso, é importante rever os outros custos que estão impactando no seu orçamento final. Será que é possível renegociar valores para minimizar o custo final?
Existem muitas contas que a empresa paga que podem ser reduzidas com boa vontade e capacidade de negociação.
Um bom pagador consegue, por exemplo, não ter um aumento muito significativo de aluguel de um ano para o outro. Bem como, renegociar custos de internet e telefonia.
Fazer boas escolhas e ser consciente sobre os custos possibilita diminuição do preço final oferecido para seu cliente, possibilitando aumento na competitividade de seu negócio.
Um sinal de que o preço está equivocado é quando existe grande demanda, mas após concluir todos os atendimentos a empresa continua no vermelho.
Se isso está acontecendo é fundamental rever os custos e a planilha de custos de serviços poderá ajudar bastante nessa avaliação.
A planilha de custos de serviços é fácil de usar
A planilha de custos de serviços é uma ferramenta gratuita e fácil de usar. Nela, basta preencher os dados para ter como resultado o levantamento de todos os custos envolvidos na prestação de um determinado serviço.
Dessa forma, calcular o valor final se torna muito mais fácil e assertivo, evitando que sua empresa transmita aos clientes preços que são incoerentes.
Afinal, é muito comum que os clientes comparem preços antes de contratar um serviço e, ter um orçamento coerente é um primeiro sinal de que a empresa é séria e confiável.
Se duas pessoas que se conhecem solicitam orçamentos similares e os preços são muitos díspares, é normal que a empresa perca credibilidade com esses potenciais consumidores.
Portanto, usar ferramentas que possibilitam a análise dos custos e que são fáceis de usar, como a planilha de custos de serviços, agiliza o processo e dá coerência, possibilitando que todos os seus clientes recebam orçamentos com valores que são justos e que a empresa consegue justificar para o cliente que questiona o preço.
Saber exatamente cada componente de seu preço demonstra conhecimento técnico de sua área de atuação e possibilita ganho significativo de credibilidade junto aos potenciais clientes.
Após a utilização observe o valor que seu serviço deverá custar
É importante perceber que, após preencher todos os dados da planilha de custos de serviços e incluir a sua margem de lucro para ter o preço final, deve-se observar esse valor.
Se o preço que a planilha aponta é muito diferente daquele que está praticando atualmente em sua empresa, é necessário observar quais ajustes são cabíveis fazer em seu negócio.
Seja na redução dos custos atuais ou na adaptação gradativa para atingir o preço novo de seu serviço de acordo com o que foi sugerido para cobrir os custos que foram colocados na planilha de custos de serviços.
Lembre-se que, subir os valores abruptamente para ajustar e cobrir o custo que não estava sendo coberto, pode afastar aqueles clientes que já contratavam com maior frequência.
É importante ter uma política de ajuste de preço consciente, para que seu negócio seja beneficiado pelo uso da planilha de custos de serviços.
Subidas de preços abruptas e sem justificativa plausível poderão afastar os clientes mais fiéis. É fundamental ter cuidado nesse ajuste, de modo que, seja possível justificar a subida dos preços dos orçamentos caso exista essa necessidade.
Preciso ter conhecimento de Excel para usar a planilha de custos de serviços?
Mesmo quem tem um pequeno comércio, pouco tempo disponível e não possui conhecimentos específicos sobre o Excel consegue usar a planilha de custos de serviços com facilidade.
O modelo da planilha de custos de serviços se parece com um programa de computador, simples e fácil de usar, permitindo que o preenchimento seja intuitivo, o que facilita o processo de usar a planilha como parte de sua rotina de trabalho, evitando perda de tempo ou burocracia no preenchimento, justamente o que faz com que o uso se torne parte prática de seu cotidiano, evitando perdas de tempo para concluir o processo de um orçamento.
Afinal, o cliente deseja receber o orçamento com agilidade para que possa decidir se deseja ou não fechar o negócio.
Portanto, ter uma ferramenta como a planilha de custos de serviços que possibilita rapidamente levantar os custos e concluir o orçamento é extremamente relevante para seu atendimento, possibilitando que a conclusão do orçamento seja assertiva, cobrindo todos os custos e fazendo com que a contratação seja lucrativa.
Mesmo quem não tem conhecimento de Excel pode fazer uso da planilha de custos de serviços no dia a dia sem ter nenhuma dificuldade.
Aproveite que agora já sabe mais sobre a planilha de custos de serviços para começar a usá-la no dia a dia, possibilitando uma série de benefícios para o seu negócio.
Seja qual for o seu modelo de prestação de serviços, a planilha de custos de serviços será útil.