Você que está pensando em abrir uma empresa no Maranhão, deve ter muitas dúvidas a respeito de como colocar essa ideia em prática.
Nós sabemos como aqui no Brasil a abertura de uma empresa pode ser um processo muito complexo e que, por isso, acaba gerando confusão para a maioria dos potenciais empreendedores.
As regras e leis acabam variando muito também de Estado para Estado, bem como entre as cidades, por isso que entender todo o processo no município onde quer abrir seu negócio é essencial.
A boa notícia é que hoje tudo é bem mais simples e rápido por conta da internet e da tecnologia, o que reduz muito a burocracia para abertura de novos negócios.
Aqui neste artigo, nós vamos mostrar a você o passo a passo exato para abertura de empresa no Estado do Maranhão de uma maneira ágil, descomplicada e segura.
Quer saber tudo sobre o assunto? Então acompanhe o texto até o final!
Comece pesquisando o nome da sua empresa (a Razão Social)
Ao pensar em abrir sua empresa no Maranhão, você precisa saber que ela vai precisar de um nome jurídico, que é conhecido também por Razão Social.
A legislação exige que a Razão Social de cada empresa seja única, portanto, você não pode criar um CNPJ que tenha o mesmo nome de outro negócio já existente no mercado.
Isso quer dizer então que o 1º passo para abertura de empresa no Maranhão é fazer a pesquisa do nome que escolheu para ela.
Esta pesquisa deve ser feita diretamente na Junta Comercial do Maranhão-JUCEMA, por meio do site dela, ou seja, basta ter acesso à internet e realizar a pesquisa de qualquer lugar que estiver, sem precisar se deslocar.
Uma dica preciosa nesse momento é que você sempre tenha em mente mais que uma opção para o nome da sua empresa.
Caso você tente a primeira opção e ela não esteja mais disponível, não será preciso parar para repensar em um nome e atrasar o processo de abertura, pois já haverá outra alternativa “em mãos”.
Verifique o CPF de todos os sócios para saber a situação deles
O próximo passo para abrir sua empresa no Maranhão é verificar o CPF de todos os sócios da empresa na própria JUCEMA e também no site da Receita Federal.
Esta etapa é imprescindível para que todos saibam se algum dos sócios encontra-se com pendências junto ao Estado.
Além disso, essa verificação é uma maneira de comprovar se os nomes de todos os sócios estão exatamente como consta no próprio banco de dados no site da Receita Federal.
Uma vantagem é que a consulta do CPF de cada sócio é totalmente gratuita e não gera despesas extras para a abertura da sua empresa.
Prepare os documentos para abertura da empresa
Após ter checado se o nome da empresa está disponível e se todos os sócios não apresentam qualquer problema com relação aos seus CPFs, o passo seguinte é preparar aqueles documentos que você vai precisar para abrir seu negócio.
Os documentos exigidos para abertura de empresa no Maranhão são os seguintes:
- RG, CPF ou a CNH do titular ou de todos os sócios da empresa;
- O endereço residencial do titular ou dos sócios da empresa;
- O estado civil do titular ou de todos os sócios (se casado, precisará da certidão de casamento);
- Os contatos de telefone e de e-mail do titular ou de todos os sócios;
- A razão social da empresa;
- O contrato social da empresa;
- Título de eleitor ou comprovante de votação na última eleição de cada sócio ou do titular;
Para que você possa entregar todos os documentos, é preciso ter acesso também a algumas informações imprescindíveis, como:
- As atividades que a empresa exercerá;
- O capital social da empresa;
- O percentual de participação (chamado de cotas) de cada um dos sócios (no caso de ser uma sociedade);
- O endereço comercial da empresa;
- O nome fantasia da empresa (nome que fica na fachada da empresa);
- O e-mail de contato da empresa;
- Quem vai ser o sócio-administrador (o responsável pela empresa);
- A profissão dos sócios;
- Metragem do local onde funcionará a empresa;
- IPTU ou Inscrição Imobiliária do imóvel onde funcionará a empresa.
No processo de abertura da empresa, ter auxílio de um contador ou de uma empresa de contabilidade vai ser muito importante, pois você receberá orientação sobre cada documentação necessária para abertura da sua empresa, assim como demais detalhes imprescindíveis para o início do seu negócio.
Esse profissional irá lhe orientar também, sobre a forma mais ágil e segura para o processo de abertura da sua empresa, assim como, lhe ajudar a tomar as melhores decisões para o seu negócio a fim de reduzir ao máximo os custos iniciais para que seu negócio tenha sucesso.
Viabilidade para abertura da empresa no endereço escolhido
Um erro que muitos empreendedores que querem abrir uma empresa cometem é não verificar a viabilidade do negócio funcional no endereço desejado.
Mas como assim?
Nem todo tipo de empresa pode funcionar em qualquer parte de uma cidade, por diversos motivos, portanto, você precisa saber se a atividade da sua empresa é permitida no endereço escolhido.
Assim, se faz necessário entrar em contato com a prefeitura da sua cidade para realização da consulta de viabilidade ou não do funcionamento daquela atividade de negócio no local.
Se a empresa não puder funcionar naquele endereço, então será preciso que o titular ou os sócios busquem um local viável para ser a sede física do negócio.
O melhor de tudo é que, através de uma Contabilidade Consultiva, e com o avanço das tecnologias todo esse processo é feito pelo seu Contador, assim, você não precisa se deslocar até a prefeitura para resolver isso.
Envie do Documento Básico de Entrada (DBE) à Receita Federal
A etapa seguinte é o envio do DBE, o Documento Básico de Entrada, à Receita Federal, sendo ele necessário para que possa gerar o número de CNPJ que terá sua empresa.
A Receita Federal irá fazer então a análise desse documento, que deve ser gerado a partir do Portal Redesim. A boa notícia é que a Junta Comercial hoje é toda digital, assim, o DBE é geralmente liberado rapidamente, diminuindo, assim, o tempo e custos de abertura.
Aqui, fica mais claro ainda como é importante contar com o auxílio de um contador, que vai ser o responsável por preparar e por enviar este documento.
Prazo para abrir empresa no Maranhão
Por fim, é muito comum haver dúvidas sobre qual é o prazo para abrir uma empresa no Maranhão.
Como a Junta Comercial foi digitalizada, hoje é muito mais rápido abrir uma empresa no Maranhão, e o processo todo, em média, é de 10 dias úteis.
Na maior parte dos casos, esse processo é bem mais ágil e rápido e exige menos dias, desde que você faça tudo correto.
Por conta disso, ter o auxílio de uma contadora digital ou de uma empresa de contabilidade faz uma enorme diferença.
O auxílio de um profissional especializado garante que a sua empresa será aberta de maneira legal e estará regular para funcionar com todos os registros necessários.
Quanto mais segurança você tiver na abertura da empresa, mais fácil será alcançar o sucesso com seu negócio funcionando adequadamente.
Conclusão
Como foi visto aqui, é muito importante saber como fazer para abrir uma empresa da maneira certa e em pouco tempo no Maranhão, para que o seu negócio possa, o quanto antes, estar funcionando.
Neste texto, nós mostramos quais são os passos mais importantes para abrir empresa e como é essencial ter a ajuda de um profissional de contabilidade ao seu lado para que o processo seja mais ágil e seguro.
Gostou do artigo de hoje sobre o passo a passo para abrir uma empresa no Maranhão?Comece do jeito certo: clique aqui, solicite a abertura da sua empresa e tenha uma análise estratégica com nosso consultor expert para saber como aumentar o seu faturamento e economizar de 10 a 15% em custos desnecessários.