Planejamento para abertura empresa: comece o seu negócio do jeito certo

Fazer um bom planejamento para abertura da empresa é imprescindível para qualquer empreendedor, mas nem todos pensam nisso antes de começar um novo negócio.

Um exemplo de como muitos empreendedores não planejam a abertura das suas empresas é o fato de que a maior parte dos negócios acaba “fechando as portas” antes mesmo de completar cinco anos no mercado.

Portanto, o planejamento é tudo não só no momento de abrir um negócio, mas durante o funcionamento do mesmo, para evitar decisões equivocadas.

O objetivo deste artigo será mostrar a você como realizar um planejamento para abertura da empresa para iniciar o seu negócio da forma certa.

Com as dicas que trarei aqui, as chances de alcançar o sucesso com um negócio sustentável no longo prazo são muito maiores.

Quer saber tudo a respeito do assunto? Então não deixe de acompanhar este texto até o final!

A falta de planejamento para abertura de uma empresa

Como mencionado anteriormente, um número preocupante a respeito das empresas que são abertas aqui no Brasil é que uma grande parte delas não chegam a completar sequer cinco anos de mercado antes de fechar.

Um dos motivos principais para que isso aconteça é que os empreendedores não realizam um planejamento adequado para abrir um novo negócio, o que gera resultados negativos desde o início.

O Sebrae de São Paulo realizou um estudo com micro e com pequenas empresas do estado paulista e na entrevista com os empreendedores ficou claro que mais de 50% deles não fez um planejamento antes de iniciarem seus negócios.

Esta falta de planejamento sobre o que é necessário para uma empresa antes que ela inicie as suas operações acaba trazendo muitas dificuldades para que o negócio dê certo e tenha vida longa no mercado.

Quando se realiza um planejamento prévio e um roteiro é criado, ainda quando a empresa está no papel é possível identificar possíveis problemas e fica mais fácil resolvê-los o quanto antes.

Como realizar um ótimo planejamento para abertura da empresa?

Um planejamento antes de abrir a sua empresa é essencial para que se possa saber se aquele projeto realmente tem viabilidade na prática.

A criação do planejamento deve considerar pontos tais como a estratégia que se pretende adotar na empresa, quais as condições que tem o mercado no qual ela irá atuar, qual a sua situação financeira de início, entre outros.

O plano de negócios, portanto, deve ser um documento com todos os pontos relativos ao projeto da empresa escritos para que, após ele estar pronto, seja possível analisá-lo.

Alguns dos pontos que precisam estar presentes neste documento são:

Criando um planejamento empresarial: Veja quais são os passos

Existem alguns passos que eu considero como essenciais para que você possa criar um planejamento empresarial de sucesso.

Com esses passos, você não vai deixar qualquer questão que seja importante de fora do seu planejamento, evitando assim futuros problemas.

Veja a seguir cada um deles para colocar em seu planejamento para abertura da empresa:

  • Primeiro, defina qual é o objetivo principal da empresa que quer abrir, como criar produtos específicos para atender um determinado público (exemplo, suplementos alimentares para praticantes de musculação);
  • O planejamento de abertura da empresa deve ser separado em várias fases, para que você não acabe sobrecarregando uma determinada etapa ou deixe algum ponto muito importante passar batido;
  • Visualize os passos do planejamento de maneira estratégica, um por um, sempre de maneira racional e sem deixar que as emoções em iniciar um empreendimento interfiram e o faça tomar decisões precipitadas, pois elas podem comprometer o sucesso na abertura e no funcionamento da empresa;
  • Sempre pense no longo prazo, ao considerar qual é o potencial de crescimento da sua empresa, qual vai ser o orçamento que você vai precisar para esse crescimento, quantos profissionais serão necessários para ajudar, além de outros diversos pontos que estejam relacionados a isso;
  • Defina quais são as suas motivações para, mesmo nos momentos de maior dificuldade e mais exigentes, você mantenha seu sonho vivo e continue acreditando em seu potencial de empreender;
  • Cumpra todas as metas estipuladas, sem deixar que quaisquer intercorrências possam comprometer o alcance de seus objetivos que foram definidos no início.

O que você precisa para criar um excelente plano de negócios?

O momento de criar o seu plano ou projeto de negócios é extremamente importante e não dá margens para que você apenas tenha suposições e se baseie em “achismos”.

Portanto, seu planejamento deverá sempre respaldar-se em dados, em pesquisas e em informações verdadeiras para que ele tenha uma base realmente fundamentada para saber se o negócio é ou não viável.

A seguir, você verá quais são os pontos mais importantes e que devem estar presentes em seu plano de negócios.

Sumário do seu planejamento de negócio

Esta é a primeira e a mais básica parte de seu plano de negócios, mas ela deverá ser criada somente no final, após todas as outras.

Afinal, é no sumário onde deve estar o resumo da sua proposta e qual é o objetivo daquela empresa que você está abrindo.

Além disso, você ainda deve colocar em seu sumário:

  • Onde será a localização do seu negócio;
  • Qual será o investimento inicial para sua empresa;
  • Qual o formato jurídico e o formato tributário do seu negócio;
  • Qual será a missão, os valores e a visão da empresa;
  • Qual é o seu diferencial de mercado que foi identificado depois das suas pesquisas;
  • A descrição de seus produtos e/ou dos serviços da sua empresa;
  • A descrição de qual será o seu perfil de cliente ideal.

As análises no plano de negócios da sua empresa

Existem três tipos de análises que se fazem fundamentais para o seu plano de negócios: a de concorrência, a de mercado e a de fornecedores.

A análise da concorrência exige que você verifique quais são os pontos fracos e quais os pontos fortes das outras empresas que atuam dentro do nicho de mercado no qual sua empresa vai funcionar.

Por outro lado, a análise do mercado possibilita a você fazer a identificação de como encontra-se o mercado onde pretende atuar, levando em consideração quais as expectativas e as necessidades que têm seus potenciais clientes.

A última análise é a dos fornecedores e de acordo com qual seja o seu modelo de negócio, talvez seja preciso contar com fornecedores para prestarem serviços ou para obter a matéria-prima.

Dentro do seu plano empresarial, é muito importante identificar vários fornecedores em potencial, para que você possa evitar quaisquer problemas pensando no longo prazo e consiga o melhor em custo-benefício.

Os planos que precisam ser definidos dentro do seu planejamento

Os planos que você precisa descrever em seu planejamento também são três: operacional, marketing e financeiro.

O plano operacional servirá para você definir como será o funcionamento no dia a dia da sua empresa, ou seja, como será a prestação de serviços ou ainda a venda de produtos em seu negócio.

Mais do que isso, esse plano deve descrever como os processos funcionarão e qual a quantidade de funcionários que você vai precisar na empresa, entre outros.

No caso do plano de marketing, ele deve descrever a forma como o seu negócio vai ser divulgado, então é preciso colocar todas as ações de marketing, as ferramentas a serem utilizadas, qual tom de voz usar com seu público, etc.

O último dos planos é o financeiro e ele envolve tudo o que está relacionado com investimentos, com as despesas (de funcionários, de materiais, de fornecedores, os gastos fixos, o capital de giro e outros gastos extras).

Portanto, tudo aquilo que envolva dinheiro e permita à empresa abrir as suas portas e funcionar de modo a conseguir lucros deve estar descrito neste plano.

Conclusão

Como foi visto aqui, o planejamento para abertura da empresa é imprescindível para que seu negócio possa ser sustentável no curto e no longo prazo. 

Neste texto, eu mostrei a você como um plano de negócios é importante e trouxe aqui os principais pontos que devem existir em seu planejamento para ter sucesso com a sua empresa.

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<small class="span-author">Autor</small><br>Valber Cunha

Autor
Valber Cunha

Valber Cunha, Analista de Sistema, Programador e empreendedor há mais de 10 anos. Formado em Bacharel em Sistemas de Informação com especialização em Marketing Estratégico e MBA em Gestão Empresarial pela FGV, autor, consultor, palestrante, estudioso de filosofia do comportamento humano e ativista social. Tem como missão pessoal “Transformar pessoas através do empreendedorismo, pois acredita que os empreendedores transformam o mundo”.

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