Um dos maiores desejos de quem possui um e-commerce é aumentar a recorrência de vendas, já que esta significa o aumento do faturamento e do lucro.
Dessa forma, se você deseja saber mais sobre como aumentar a sua recorrência de vendas, leia este artigo até o final.
O que é a recorrência de vendas no e-commerce
A recorrência de vendas pode ser entendida de duas formas: a primeira delas é por meio da compra realizada de forma constante e a segunda é quando o produto se transforma em serviço.
Ou seja, a recorrência tem como principal objetivo manter o cliente consumindo o mesmo produto ou serviço por um longo tempo, fazendo com que ele seja fidelizado e que a empresa conte com aquela receita.
Algumas empresas transformam o seu e-commerce criando clubes de assinatura ou de fidelidade, fazendo com que os clientes permaneçam ali, agregando um valor muito maior do que na venda unitária dos produtos.
Atualmente, podemos citar como exemplo dessa transformação os serviços de streaming, como por exemplo, a Amazon Prime.
Anteriormente, a Amazon era apenas um e-commerce, onde você podia encontrar de tudo. Hoje, existe a assinatura Prime, onde o cliente tem diversas vantagens como frete grátis e descontos e serviços exclusivos para assinantes.
Assim, esta estratégia tem como objetivo gerar a recorrência e a permanência do cliente com a empresa.
Como aumentar a recorrência de vendas no e-commerce
Existem algumas estratégias para aumentar a recorrência de vendas no seu e-commerce, e todas elas dependem dos hábitos de consumo do seu público e do que você oferece como diferencial e como valor agregado.
A seguir, trouxemos algumas estratégias para aumentar a recorrência de vendas no seu e-commerce.
Ofereça produtos e serviços complementares
Um dos meios para aumentar a recorrência de vendas do seu e-commerce é oferecendo produtos e serviços complementares ao produto principal.
Funciona da seguinte forma: quando o cliente realiza a busca e escolhe o produto, você pode sugerir algo que seja complementar, fazendo com que o cliente leve mais de um produto ou um combo de uma vez.
Podemos citar como exemplos dessa estratégia:
- Livros que sejam semelhantes entre si ou do mesmo autor, sugeridos com base nas pesquisas anteriores do cliente;
- Vestimentas ou peças que se complementem, como uma calça e uma camisa, ou um boné e uma carteira;
- Pedidos de comida que acompanham bebidas e sobremesas.
Perceba que a ideia é gerar a necessidade de consumir diversos produtos de uma vez, de forma complementar, criando assim a recorrência de vendas.
Invista em vantagens para o cliente
Outro meio para aumentar a recorrência de vendas é criando vantagens reais para o cliente, como por exemplo, o frete grátis a partir de um determinado valor de compra e cupons de desconto exclusivos.
Esse tipo de vantagem também pode ser oferecido por meio de um serviço de assinatura, que oferece uma série de vantagens ao cliente.
Sendo assim, o principal objetivo é fazer com que o cliente realmente veja as vantagens de comprar em sua loja, estimulando-o a consumir mais vezes.
Links patrocinados
Outra forma de aumentar a recorrência de vendas é por meio de links patrocinados, criados em campanhas do Google ou até mesmo do Facebook.
O principal objetivo dessa estratégia é lembrar ou estimular o cliente a consumir um produto já pesquisado anteriormente.
Sendo assim, as propagandas e campanhas irão mostrar para o cliente os produtos em destaque gerando a necessidade do consumo por meio das publicações constantes.
Categorize os seus usuários
Categorizar os clientes também é uma estratégia para aumentar a recorrência de vendas.
Nesse sentido, você cria categorias dentro do seu público-alvo, com o objetivo de ter uma comunicação mais assertiva e direcionada para cada uma das categorias.
Sendo assim, são exemplos de categorias:
- Faixa etária;
- Gênero;
- Localização;
- Data da última compra;
- Quantidade e volume de compras;
- Ticket médio.
Estas categorias auxiliam a criar campanhas que estimulem a recorrência de vendas com base em benefícios e vantagens aos seus clientes.
Crie uma rotina de comunicação
Com base nas categorias ditas anteriormente você pode criar rotinas de comunicação com cada uma delas.
Sendo assim, você deve analisar em quais plataformas os seus clientes estão mais presentes, comunicando-se com eles de forma direta e assertiva.
Podemos citar como exemplos dessas comunicações os e-mails marketing, sms e notificações push, direcionadas para cada categoria.
Crie filtros específicos com base em seus produtos
Outro meio de aumentar a recorrência de vendas em seu e-commerce é por meio da criação de filtros específicos.
Esta estratégia auxilia na criação de landing pages muito mais eficientes, com mensagens direcionadas aos públicos específicos.
São exemplos de filtros específicos:
- Moda plus size com descontos exclusivos;
- Utensílios para cozinha com descontos progressivos.
O importante é criar filtros que direcionem as promoções com base nos públicos e produtos específicos do seu e-commerce.
Crie estratégias para estimular a recompra
No mundo digital, existem estratégias tanto para atrair novos clientes quanto para estimular a recompra, e ambas são essenciais para o seu e-commerce.
Nesse sentido, é fundamental criar meios para aumentar o tempo de vida do seu cliente, que é o tempo de permanência do cliente em sua loja e de recorrência de compras.
Sendo assim, você pode investir na comunicação e em campanhas que estimulem as compras, como por exemplo, cupons de desconto exclusivos para clientes que já compraram com você.
Além disso, você pode estimular a recorrência de vendas criando estratégias de descontos e vantagens na segunda ou terceira compra.
Invista em um pós-venda efetivo
Por fim, é possível estimular a recorrência de vendas por meio do pós-venda, que visa compreender a visão e a experiência do cliente através de pesquisas de satisfação.
Dessa forma, pergunte ao cliente como foi a experiência de compra, onde é possível melhorar e se há a necessidade de resolver algum problema.
Você ainda pode estimular essa participação dando um desconto para quem participa das pesquisas, fazendo com que o máximo de clientes deem feedback sobre o seu e-commerce.
Conclusão
Existem diversos meios para aumentar a recorrência de vendas em seu e-commerce.
Contudo, você deve aplicar as estratégias de acordo com o seu público-alvo e com os seus objetivos, gerando muito mais vendas e faturamento em sua loja.
Agora que você já conhece diversas estratégias para aumentar a recorrência de vendas no seu e-commerce, é hora de colocar essas dicas em prática!
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